Sabe exatamente quando as redes sociais passaram a existir na internet?

Rede Sociai é sinônimo de relacionamentos, independente se a ação de se relacionar aconteça no mundo virtual ou no real (sim, existem redes sociais fora da internet e você deve participar de várias!). Pode ser complicado hoje desassociar a palavra ‘redes sociais’ do mundo tecnológico, móvel e globalizado. Porém, se procuramos entender um pouco como tudo isso começou veremos que ele fazia muito mais sentido em seu princípio do que hoje, mesmo com toda a sua atual abrangência.

Já publicamos aqui no blog um infográfico sobre a História das Redes Sociais. Porém, ali falamos desde os primeiros mecanismos que surgiram e possibilitaram essa forma de comunicação que conhecemos hoje. A primeira rede social que surgiu, e efetivamente funcionou dessa maneira, foi o ClassMates.

Fundada em 1995 com o objetivo de promover encontro de antigos colegas de classe, de faculdade ou mesmo de serviços militares, o ClassMates logo se tornou popular nos EUA e Canadá. Por atender especificamente um público de perfil mais velho, logo ele mudou para o nome de Memory Lane (apesar de ainda manter o nome antigo) e modificou seu visual. Curioso? Essa primeira rede social ainda existe  funciona! Confira.

Dentro desse contexto de busca de pessoas – através da ajuda de outras pessoas e de se estabelecer uma comunicação com quem talvez nunca mais cruzaríamos na rua -, foi que o ClassMates abriu uma porta no mundo da internet: não importa o quanto as pessoas estejam longe, podemos manter contato constante de alguma forma.

E isso, foi só o começo do mundo social como o conhecemos hoje: