Podemos facilmente identificar quais marcas estão mais valorizadas no mercado. Temos anúncios, temos notícias, temos pessoas consumindo mais tais marcas e, acima de tudo, temos pessoas falando muito sobre elas. Lendo isso, você pensou em alguma marca que pode se encaixar nesse mais valorizada no mercado? Agora, você consegue precisar exatamente quando isso aconteceu? E, ainda, quando a marca realmente começou a fazer diferença no mercado ou quando você percebeu que ela fazia diferença?

Saber sobre esse assunto pode não parecer um conhecimento relevante para nossas vidas, mas ele reflete diretamente em nosso cotidiano. Afinal, o que eram Google e Apple para você há 10 anos atrás e o que elas são hoje? Como exatamente essa mudança aconteceu nesse tempo e como contribuímos para que ela acontecesse?

Para nos ajudar a pensar sobre questões assim, desde 2001, o Interbrand faz um levantamento sobre o valor das marcas, onde podemos compreender estaticamente seus crescimentos e como isso está relacionado com os vários panoramas mundiais. Através de um top 100 anual percebemos as peculiaridades e variações desse cenário, vemos através de números porque o que era bom ontem já não está em evidência hoje.

Nessa última década de dados, temos a Apple e Google se destacando em primeiras posições no top de  2011, enquanto em anos anteriores estavam bem atrás na lista. Também temos a Coca-cola invicta no primeiro lugar enquanto IBM e Microsoft alteram entre a 2ª e 3ª posição. Percebemos ainda que a maioria das marcas são americanas, mas que seus setores de atuação são os mais variados possíveis, mesmo dentro do ramo tecnológico.

Veja aqui a lista de 2011 com as 15 primeiras posições, e não deixem de conferir a lista completa no site, onde se pode saber um pouco mais sobre cada uma dessas marcas:  2011 Ranking os the Top 100 Brands

E então, quando você percebeu que essas marcas faziam diferença no mundo?

facebooktwittergoogle_pluspinterestmailfacebooktwittergoogle_pluspinterestmail